
“Dor do crescimento”, e agora?
05/09/2023
O Uso de Duas Fraldas e a Displasia do Quadril (DDQ): Mito ou Benefício?
22/01/2025Pernas em “x”

A alteração no formato das perninhas durante o crescimento e desenvolvimento da criança é normal, dependendo da idade e do desvio.
Quando são esticadas as duas pernas ao nascer, as crianças têm os pés juntos e os joelhos ficam distantes. Chamamos isso de geno varo.
Ao redor dos 18 meses, as perninhas ficam totalmente alinhadas e começam gradativamente a fazer o movimento contrário até que, ao redor dos 3 ou 4 anos, os joelhos ficam próximos e os pés ficam afastados. Chamamos isso de geno valgo.
É só ao redor dos 7 ou 8 anos de idade que os joelhos se corrigem espontaneamente e a criança atinge o alinhamento mais próximo do adulto.
Por isso, a comparação do formato das pernas da idade adulta com o formato das pernas das crianças deve ser feita com muita cautela. A maioria das alterações são fisiológicas, assintomáticas e não precisam de tratamento, no entanto, a avaliação clínica é importante para determinar se o formato está dentro do padrão de normalidade apropriado para a idade da criança ou se é necessário investigar.
Existem inúmeras doenças que podem provocar alterações no formato das pernas (após fraturas, raquitismo, displasias esqueléticas, tíbia vara, doenças metabólicas, entre outras). O diagnóstico é importante pois permite o tratamento adequado, o que evita o impacto psicossocial em decorrência de um quadro clínico que pode variar desde desconforto estético até alterações na forma de caminhar.
Então, se tiver qualquer dúvida, é importante questionar o pediatra ou ortopedista da sua confiança.
Fonte:
https://orthoinfo.aaos.org/en/diseases–conditions/bowed-legs-blounts-disease
Tachdjian MO, ed. Pediatrics orthopedics. 4th ed. Philadelphia: Williams and Wilkins; 2008.



