
Displasia do Desenvolvimento do Quadril (DDQ)
05/09/2023
Meu filho tem o pé chato?
05/09/2023Pé torto congênito

É uma deformidade congênita que acontece nos pés e pode ocorrer de um único lado ou dos dois. Os pés ficam com a sola voltada para dentro e o diagnóstico pode ser feito na ultrassonografia morfológica ou ao nascer.
A incidência é de 1 criança a cada 1000 nascidas vivas, sendo que em metade das vezes ele acomete os dois pés. O pé torto é duas vezes mais frequente em crianças do sexo masculino.
Os pesquisadores ainda não conseguiram definir a causa da doença, mas, segundo a teoria mais aceita, ela decorre da combinação de fatores genéticos com fatores de desenvolvimento.
O tratamento é fundamental para permitir que a criança pise com a sola do pé e não tenha dificuldades para caminhar na vida adulta. O método de escolha é a técnica de Ponseti que consiste na troca seriada de imobilizações com gesso. Após a correção parcial, faz-se o corte do tendão calcâneo se necessário. Depois dessa primeira fase, a criança usa uma botinha com uma barra de ferro entre os pés para manter a posição do pé até os quatro anos.
Com o tratamento adequado, a taxa de sucesso é alta, o que permite que as crianças levem uma vida praticamente normal, apenas com discretos traços da deformidade.
A aplicação do método de Ponseti da forma adequada requer treinamento, experiência e prática, mas certamente o seu pediatra saberá indicar algum ortopedista com expertise na área.
Fonte:
https://orthoinfo.aaos.org/en/diseases–conditions/clubfoot



