
Quando meu filho pode retornar ao esporte?
05/09/2023
Pernas em “x”
05/09/2023“Dor do crescimento”, e agora?

A “dor do crescimento” é uma queixa frequente no dia-dia do ortopedista pediátrico. Muitas vezes a queixa de dor na população pré-escolar e escolar é subvalorizada e intitulada como “dor do crescimento”, mas são diversas as causas de dores inespecíficas recorrentes nos membros.
Essas dores podem ocorrer em qualquer membro, sendo mais comuns nos membros inferiores, coxas e pernas, na faixa etária de 3-10 anos de idade. São dores musculares intermitentes de frequência e intensidade variáveis, em qualquer período do dia, com maior prevalência no final do dia e à noite e podem despertar a criança do sono profundo e, na manhã seguinte, a criança acorda sem dor.
A dor pode estar associada à atividade física e estresse emocional. Geralmente, ela melhora com massagens e aquecimento local (compressas mornas).
A dor recorrente inespecífica nos membros inferiores é diagnóstico de exclusão, ou seja, outras doenças devem ser investigadas e descartadas, como por exemplo a fibromialgia juvenil, a artrite reumatoide juvenil, a síndrome da hipermobilidade articular, a síndrome do overuse, os tumores ósseos, as infecções e as anemias, entre outras. Na vigência de dores recorrentes nos membros inferiores, procure sempre um especialista.