
O Uso de Duas Fraldas e a Displasia do Quadril (DDQ): Mito ou Benefício?
22/01/2025
O Método de Graf: Como Diagnosticar a Displasia do Quadril (DDQ) em Bebês
22/01/2025Muitos pais têm dúvidas sobre como colocar corretamente o Suspensório de Pavlik em seus bebês, principalmente quando se trata de displasia do quadril (DDQ). A seguir, vamos simplificar o passo a passo para garantir que o seu bebê esteja com o suspensório ajustado da maneira correta. Lembre-se de que, se tiver alguma dúvida, é sempre bom pedir orientações adicionais ao médico.

1. Separe as partes do suspensório
Primeiro, separe os três componentes do suspensório: a tira do peito e as duas tiras para os pés.
- Dica para identificar os lados: As tiras dos pés possuem dois lados: o lado melhor (que fica para dentro, próximo ao umbigo) e o lado maior (que fica para fora). Além disso, a botinha do suspensório é presa com velcro, e o velcro deve sempre ficar para fora do pé (como em uma sandália).
2. Posicione a tira do peito
Coloque a tira do tórax sobre uma superfície firme, com o velcro voltado para a superfície. Coloque o bebê sobre a tira, de modo que ela fique alinhada à linha do mamilo do bebê.
3. Ajuste a tira do tórax
Feche a tira do tórax e deixe dois dedos de folga entre a tira e o peito do bebê, garantindo que o ajuste não esteja apertado.
4. Ajuste as fitas do ombro
Passe as fitas do ombro pelas argolas correspondentes da faixa do peito. Ajuste para que haja 1 dedo de espaço em cada uma das tiras e certifique-se de que a faixa do peito não desça quando tracionada.
5. Coloque as botinhas nos pés
Coloque os pés do bebê nas respectivas botinhas e ajuste os velcros de forma suave, deixando 1 dedo de folga em cada tira, para garantir o conforto.
6. Posicione as pernas
Agora, vire o bebê de bruços. Posicione a perna esquerda a 90 graus em relação à coluna. Pegue a tira maior e passe pela argola correspondente da faixa do tronco, no mesmo lado. Com o pé tocando a superfície e o quadril e joelho dobrados a 90 graus, prenda a fita maior (a de fora). Repita o procedimento no lado direito.
7. Ajuste as tiras da frente
Com o bebê virado de frente, pegue a tira solta do lado esquerdo e passe pela argola da faixa do peito, também do lado esquerdo. Com o quadril dobrado a 90 graus e aberto, prenda a tira. Repita o processo no lado direito.
8. Verifique a posição final
Agora, verifique se a posição está correta. Quando o bebê relaxa, os joelhos devem estar entre o umbigo e o púbis. Quando o bebê tenta esticar as pernas, o quadril deve permanecer dobrado a 90 graus em relação à coluna. As tiras de trás devem garantir que os joelhos não se toquem, mas nunca forçar a abertura das pernas além de 45 graus.
Importância do Ajuste Correto do Suspensório de Pavlik
É importantíssimo que você entenda que este á um guia educacional, porém somente o ortopedista pediátrico está habilitado a montar o suspensório da forma ideal para garantir o posicionamento correto do quadril do bebê. A colocação adequada do Suspensório de Pavlik é essencial para o tratamento eficaz da displasia do quadril. Um ajuste incorreto pode prejudicar a posição dos quadris, atrasar o processo de recuperação e também podem machucar o bebê. Por isso, se você tiver dúvidas, consulte sempre o seu ortopedista pediátrico para garantir que o suspensório esteja colocado da forma ideal para o seu bebê.